O sonho da casa própria é algo que almejamos desde quando somos pequenos. A vontade de morar sozinho e ter seu próprio cantinho é algo muito comum entre todas as pessoas. Mas como decidir qual a melhor opção: comprar ou alugar um imóvel? Aqui iremos descobrir quais as vantagens de comprar e alugar.

Algumas considerações devem ser levadas em conta, pois, a parte financeira de cada um interfere muito em qual decisão você deve tomar. Além disso, questões como o tempo que pretende ficar no imóvel, objetivos profissionais e familiares também devem ser levados em conta..


Comprar ou Alugar imóveis

Vantagens do Aluguel

Ao decidir pela opção do aluguel, algumas vantagens são claras, uma delas é sobre a chance de não ter tantos problemas com infraestrutura no aluguel, que é mais fácil. 

Erros de infraestrutura, quando se vive de aluguel, também são possíveis de acontecer. Neste caso, o proprietário é quem faz as manutenções, além de que você pode cancelar ou terminar o contrato sem precisar de um advogado, e posteriormente procurar algo melhor. Essa é uma opção que quem tem casa própria não consegue.

Outra vantagem que o aluguel propõe é o benefício do tempo. Você tem a opção de escolher por quanto tempo deseja ficar no imóvel alugado, sendo umas das grandes diferenças com a casa própria.

E sem contar, claro, na flexibilidade. A partir do momento que o local não te atender mais, você é livre para se mudar para outro lugar. Sem esquecer de que, em alguns contratos, existe um tempo mínimo a se respeitar. Caso contrário, você pode ficar sujeito à multas.

Vantagens da Compra

Se você prefere algo fixo e concreto, a melhor opção é a compra. Não precisar se preocupar com devolução ao proprietário ou fim de contrato. Essas são situações indesejáveis que quem opta pela compra, não passa.

Neste mesmo sentido, a localização para compra também é bem importante. Caso você possua família e tenha em seus planos futuros, deixar seu imóvel para alguém, a localização é um critério super importante.

O privilégio da liberdade da reforma e personalização são grandes quesitos vantajosos. Ter autonomia para fazer o que quiser em sua casa, são vantagens que só quem tem seu próprio imóvel, tem.

Caso ocorra problemas com portas, janelas ou esquadrias é possível negociar com o proprietário ou a imobiliária para uma resolução mais prática, o que não seria possível caso você fosse o proprietário.

Agora, para quem deseja e opta pelo financiamento da casa própria, é preciso ter consciência de que todo mês terá um valor determinado a ser pago, mas que, ao final das prestações, o imóvel será seu. É um grande sonho, sendo realizado!

Então, qual dos dois é melhor? Comprar ou alugar imóvel?

Como visto, as vantagens de alugar e comprar um imóvel são muitas. Porém, a segurança e comodidade vem sempre em primeiro lugar. Ter a certeza que aquele imóvel é de sua propriedade, é gratificante e certamente é a melhor opção, desde que caiba no seu bolso.

Quer saber mais sobre o processo de compra de uma nova casa? Entre em contato conosco que vamos te explicar tudo que você precisa saber!