Comprar um imóvel, casa ou apartamento? Como escolher entre as duas opções? A decisão de comprar um imóvel é a mais gostosa, porém a que traz mais desafios também, concorda? Sendo assim, é fundamental acertar logo de cara!

Por isso, nesse texto vamos apontar as vantagens e desvantagens dos dois tipos de imóveis e com isso, esperamos te ajudar a definir se a sua melhor escolha será casa ou apartamento. No entanto, antes de saber das vantagens e desvantagens das duas opções, é preciso saber o que interfere na escolha.

O que é preciso levar em consideração antes de escolher na hora de comprar um imóvel?

Primeiro, avalie a sua capacidade financeira, pois independentemente do tipo, a compra precisará caber no seu orçamento. Com isso, você evita o surgimento de problemas conforme os anos vão passando.

Depois disso, é fundamental ter em mente seus objetivos e aqui entra: profissionais e pessoais, ou seja, querer subir na empresa; casar; filhos; cachorros. Só depois de responder a essas perguntas é que você deve perguntar: casa ou apartamento?

Antes de efetuar a compra, sempre verifique a topografia do terreno e se ela foi realizada da forma correta.

Comprar um imóvel. O que é indicado em cada caso?

Se a sua família já está formada e só agora apareceu a oportunidade de comprar um imóvel, o indicado é que você opte pela aquisição de uma casa em razão de sua atual condição, ou um lote para realizar uma construção.

Já os apartamentos, costumam ser a opção mais escolhida por jovens que estão começando sua vida profissional ou, ainda, que acabaram de casar, porque o foco ainda é a obtenção de maior estabilidade. Apesar disso, tenha em mente que isso não é uma regra, ok?

Para definir se será uma casa ou apartamento, o melhor é conhecer as duas opções de imóveis que cabem no seu bolso. Pois, assim, ficará fácil conhecer e entender como ele poderá atender as necessidades de sua família.

Cada família ou casal tem os seus gostos e preferências e, só após se identificar com o espaço, é que a decisão será o mais acertada possível.

Por esse motivo, para te ajudar a escolher dentre as opções de casas e apartamento é que vamos listar abaixo as vantagens e as desvantagens de uma casa e as vantagens e desvantagens de um apartamento. Com essas informações, esperamos te ajudar a tomar a decisão correta e a realizar um sonho!

Quais são as vantagens de comprar uma casa?

Respondida as questões anteriores, vamos as vantagens de morar em casa. A casa é uma opção de imóvel que te dá liberdade. Como assim? Simples! Você não tem que se pautar de acordo com o que determina o regulamento interno do condomínio, por exemplo.

Sendo assim, como você é dono da sua casa, você está livre para fazer o que quiser, reforma, pintura… Tal vantagem, possibilita até fazer a decoração da forma como você quer e, ainda, promover a instalação de película residencial, por exemplo.

Além disso, quem mora em casa goza de maior privacidade e é isso que motiva aqueles que estão em busca de um imóvel optarem pela casa. Isso, porque nem você e nem ninguém precisará dividir as áreas comuns com outras pessoas que não integram a sua convivência.

Outro ponto vantajoso diz respeito ao barulho, pois nos apartamentos é comum ter parede com parede e assim, dá pra ouvir tudo o que acontece na moradia ao lado e muitas vezes, situações desagradáveis podem acontecer.

Desvantagens de comprar uma casa

Contudo, como tudo na vida tem um lado ruim, com a casa não é diferente, pois como desvantagem está a necessidade de segurança por sua conta, sempre recorrendo a cadeados, portões e alarmes reforçados.

A manutenção também é mais trabalhosa, porque a área externa, caberá ao dono ou a uma pessoa, caso ele pague pelo serviço.

Comprar um imóvel

Vantagens de adquirir um apartamento

Já falamos das vantagens e desvantagens de comprar uma casa, agora vamos tratar dos benefícios de adquirir um apartamento. Quem mora em apartamento desfruta da praticidade, pois como os espaços tendem a ser menores, a manutenção da unidade é mais fácil. Além disso oa apartamentos possuem corrimão nas escadas o que facilita a vida das pessoas e principalmente dos idosos.

A segurança também pesa a favor do apartamento, porque edifícios tem recorrido ao emprego da tecnologia para manter todas as unidades protegidas. Além disso, têm as portarias que contam com profissionais que fazem o controle da entrada e saída. Inclusive, tudo isso é bastante assertivo quando o condomínio conta com uma administradora de condomínio.

Desvantagens comuns de um apartamento

Assim como dito sobre a casa, o apartamento também seus pontos negativos. A pessoa tem um imóvel menor, se comparado a casa, e, se a família é grande, será preciso gastar mais para comprar uma unidade que seja boa para todos.

Quem mora em apartamento também pode ter problemas em relação a barulhos. Seja por morar em cima de outro apartamento e ter que tomar cuidado para não incomodar os vizinhos de baixo, ou por morar em baixo de alguém e acabar sendo incomodado pelo vizinho de cima. De qualquer maneira, hoje já existem opções para minimizar essa questão, como as coberturas termoacústicas, que reduzem os ruídos, proporcionando mais liberdade e sossego.

Outro ponto é que conviver com pessoas estranhas fará parte do seu cotidiano, pois as áreas comuns são divididas mesmo. Além disso, a privacidade e a liberdade acabam ficando parcialmente comprometidas, uma vez que existem outros moradores a uma parede de distância.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens, ficou fácil escolher casa ou apartamento. Entre em contato com a BRImoveis.net e conheça as melhores opções de casas e apartamentos!